Rede Integrar

Tipos de Veículos

Na escolha do Transporte Escolar é recomendado, antes da compra do(s) veículo(s) e/ou da terceirização do serviço, observar algumas aspectos importantes, tais como:

  • Capacidade do veículo: Os responsáveis pela compra ou pelo processo de contratação do serviço terceirizado do transporte escolar deverão escolher os veículos que melhor comportem o número de estudantes da rede, considerando as rotas estabelecidas. Cada Veículo tem sua capacidade especificada em seu manual. A norma determina que os estudantes devam ser transportados sentados, por questões de segurança e conforto.
  • Pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida: Os veículos destinados ao transporte escolar devem dispor dos requisitos de acessibilidade estabelecidos nas normas técnicas específicas.
  • Condições físicas das vias terrestres e navegáveis: No processo de escolha do veículo deve atentar-se para as condições da vias. Identificar se a localidade necessita utilizar mais de um modo de transporte, visto que, em muitos casos, especialmente na Região Norte, pode ter rotas rodoviárias e aquaviárias, ou apresentar a necessidade da integração de veículos terrestres, aquaviários ou, ainda, a utilização de veículos não motorizados (canoa/barcos a remo e bicicleta).
  • Assistência técnica e manutenção dos veículos: A manutenção da frota é um aspecto que necessita de máxima atenção do gestor responsável. Deve-se observar, por exemplo, se há na região assistência técnica acessível, uma vez que veículos parados por longos períodos em decorrência de reparos e/ou manutenção comprometem toda a operação do transporte escolar, caso não se tenham veículos reservas.
  • Idade dos veículos: Esses fatores são importantes, pois o tempo de uso pode influenciar de forma relevante nos quesitos que se referem ao conforto e segurança dos alunos, bem como no desempenho dos veículos. Além disto, é preciso ressaltar que, quanto mais velha a frota, maiores serão as despesas associadas à sua manutenção.
  • Aspectos de segurança do veículo: à segurança. Cada tipo de transporte apresenta requisitos específicos relacionados. Todos os equipamentos ou assessórios de segurança devem ser disponibilizados pelos gestores, pois, além de serem exigidos pela legislação brasileira, são fundamentais para garantir a segurança dos estudantes e podem salvar vidas.

Continue em: Qualidade e Regularidade na Prestação do Serviço