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Diagnóstico da Demanda

Existem diversos métodos e técnicas para a elaboração do planejamento do transporte escolar, como se pode verificar em diversas cartilhas e manuais. No entanto, independentemente do nível de profundidade e amplitude do planejamento a ser realizado, algumas definições são primordiais.

O diagnóstico consiste em apresentar uma visão completa e detalhada do estado atual do transporte escolar, para que seja possível a comparação entre este estado e o estado desejado, e o posterior levantamento dos problemas e de suas causas.

Nesse sentido, algumas condições essenciais mínimas devem ser levantadas nesta etapa:

  • Realizar o levantamento do número de alunos que necessitam do transporte escolar por rota ou linha e por local de estudo (escolas atendidas);
  • Realizar o levantamento da necessidade de monitores para atender as rotas ou linhas, conforme a necessidade dos alunos que serão transportados.

Notadamente, um diagnóstico completo levantaria muito mais dados para a análise da atual situação do transporte escolar. No entanto, ressalte-se, essas são informações mínimas que antecedem qualquer início da prestação do serviço de transporte escolar direta ou indiretamente.

Consulte aqui os principais orientativos sobre o tema
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Cartilha do Gestor
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Planejamento Transporte Escolar Rural
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Gestão e Planejamento do Transporte Escolar
Guia completo de boas práticas produzido pelo TCE-PE
Manual do Transporte Escolar