O controle social é a participação da sociedade no acompanhamento e verificação das ações da gestão pública na execução das políticas públicas, avaliando os objetivos, processos e resultados. Como uma relevante ação dos governos, o Transporte Escolar deve também ser objeto do controle social.
O controle social pode atuar na fiscalização do transporte escolar de diversas formas, incluindo:
Desse modo, pais, responsáveis e os próprios alunos podem ser atores-chave na fiscalização, reportando problemas de segurança, qualidade e pontualidade do serviço. As redes sociais e a tecnologia permitem comunicação mais ágil e efetiva, razão pela qual deve ser promovida a transparência das informações relativas ao transporte escolar, bem como a instituição de canal de comunicação permanente para que a sociedade informe possíveis irregularidades identificadas no dia a dia da execução desse serviço. Juntamente com os respectivos governos e órgãos de controle, os Conselhos de Educação e os Conselhos de Acompanhamento e Controle Social têm a função de monitoramento sobre a aplicação dos recursos da educação, entre os quais se enquadra o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – PNATE.
O Manual do Transporte Escolar, elaborado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco traz exemplos de boas práticas para transparência e exercício do controle social sobre o transporte escolar, tais como: a) disponibilização de seção própria referente ao Transporte Escolar no Portal da Transparência; b) instalação de placas de identificação da rota e do condutor afixadas aos veículos; c) disponibilização de selo de inspeção do veículo em local visível; d) além de informações fáceis sobre a rota executada pelo veículo.