É dever da equipe gestora promover a fiscalização quanto ao estado de conservação dos veículos escolares, promovendo ações de conscientização que atinjam todos os envolvidos no processo, como gestores das escolas, motoristas, monitores, estudantes e os seus grupos familiares. Garantir que os motoristas sejam prudentes ao volante para evitarem desgastes desnecessários e ressaltar a importância da higiene e conservação do veículo pelos estudantes são ações que devem ser promovidas pelos responsáveis da frota.
Realização de vistoria - Junto ao Departamento de Trânsito do Estado
Documentos exigidos para emissão do laudo de vistoria escolar:
Manutenção da frota:
Frota terceirizada - Cabe aos gestores a fiscalização constante de todos os aspectos do serviço prestado conforme os termos do edital e contrato.
Frota própria:
Em oficina terceirizada - Faz-se necessário uma atenção rigorosa quanto à qualidade e comprometimento da empresa e sua equipe, nível de equipamentos, qualificação dos mecânicos, preços das peças e dos serviços.
Em oficina própria - Os gestores devem se atentar ao nível de equipamentos disponíveis, a contratação e treinamento da equipe que vai realizar os serviços, ao estoque de peças de reposição e contato com fornecedores.